16 de outubro de 2012

            

Ficar sem comer engorda?



A cada temporada, surgem novos tipos de dieta, que prometem resultados milagrosos em pouco tempo. Mas essas "dietas da moda" podem trazer prejuízos à saúde e a maioria delas não tem base científica. Uma das táticas mais utilizadas por quem quer perder peso (sem procurar uma orientação especializada) é deixar de comer. Afinal, acredita-se que ficando em jejum os quilinhos a mais irão embora facilmente. Porém, o jejum traz riscos à saúde e, acredite, pode até propiciar o acúmulo de gordura! 

Ficar sem comer é uma estratégia irresponsável, usada por muitas pessoas que estão em guerra com os ponteiros da balança. 

Em um primeiro momento, o jejum proporciona a perda de peso porém não significa que houve a diminuição da gordura localizada. 

Isso porque o organismo humano, em um quadro de jejum, eliminará os líquidos, gastará suas reservas de massa muscular e só depois de vários processos começará a utilizar a gordura corporal para gerar energia e realizar suas funções básicas. Ou seja: a perda de peso, neste caso, tende a ser totalmente ilusória. 
Além disso, não se alimentar traz prejuízos à saúde, pois é através dos nutrientes dos alimentos que o corpo funciona perfeitamente. 


O que pouca gente sabe também é que o jejum pode fazer com que ocorra o aumento das gordurinhas. 
É simples: como o organismo ficou algum tempo sem receber alimentos, assim que você volta a comer, ele armazenará o que foi consumido - com "medo" de que ocorra outro período sem alimentos. E uma das maneiras que o corpo faz esse armazenamento é em forma de gordura, que é exatamente o que você está tentando eliminar. 

Ficar períodos prolongados sem comer causa moleza, perda de memória, falta de concentração, sonolência, dores de cabeça, tremores, formigamento, irritabilidade. O corpo fica fraco e aumentam os riscos de desmaios, que podem provocar graves acidentes. Além disso, o jejum prolongado pode propiciar até o desenvolvimento de doenças como a diabetes. E mais: já reparou que é só ficar um tempo sem comer que seu hálito se altera? O jejum realmente provoca um hálito muito desagradável que nem mesmo escovando os dentes é possível eliminar. 


Não pule refeições, procure se alimentar de 3 em 3 horas para não correr o risco de comer demais em alguma refeição e auxiliar seu metabolismo a trabalhar de forma adequada.
Faça atividade física de forma regular, de preferência aquela que lhe dê prazer para ajudar no  emagrecimento e preservar a massa muscular.

Portanto: COMA!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Mad&Cerv - 2012. Todos os direitos reservados. Design & Manutenção: Danielle Cristina R. B. dos Santos. Tecnologia do Blogger.